Estratégia de promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais

Nosso olhar ecossocial valoriza meios de vida produtivos e sustentáveis. Assim, adotamos a estratégia de Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais, o nosso PPP-ECOS. Ele atua pela conservação ambiental e pelo equilíbrio climático aliados ao uso sustentável da biodiversidade, ao fortalecimento da segurança alimentar, da geração de renda e da vida digna no campo por meio de diálogos e ações que assegurem o protagonismo comunitário e o enfrentamento das desigualdades sociais.

História da estratégia PPP-ECOS

Em 1994 o ISPN foi selecionado para coordenar o Small Grants Programme (SGP) do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). Aqui esta iniciativa ficou conhecida como Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS). Reconhecido internacionalmente como um programa de apoio a projetos comunitários, o SGP atua em 125 países com financiamento do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) e implementação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Programa fortaleceu no Brasil a abordagem de conservação que reconhece o protagonismo das comunidades rurais, inclusive aquelas fora de áreas protegidas, além de ter investido no Cerrado, bioma até então esquecido pelas políticas e projetos ambientais. Fruto dessa experiência, em 2013, expandimos a atuação do PPP-ECOS para a Caatinga, também com apoio do GEF. No mesmo ano, o Programa ampliou suas fontes de financiamento, recebendo apoio do Fundo Amazônia/BNDES, e com isso aumentando sua área de atuação para o bioma amazônico de três estados (MA, TO e MT).

A ampliação do PPP-ECOS reflete o crescimento do ISPN. Para além de apoiarmos projetos ecossociais, promovemos também iniciativas integradas, como formações, gestão do conhecimento e comunicação, articulação nos territórios, intercâmbio de saberes e incidência política para o fortalecimento de organizações comunitárias que desenvolvem a conservação por meio do uso sustentável, o que contribui para a consolidação de territórios produtivos e conservados. Isso nos fez perceber o PPP-ECOS como uma abordagem institucional, que a partir de 2019, passa a ser entendida como uma estratégia para a promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais.

PPP-ECOS tem o Meio Ambiente como aliado das pautas sociais

PPP-ECOS também é diversidade

Dentro de suas temáticas de atuação, o PPP-ECOS ainda aborda diferentes questões como raça, etnia, educação, agroextrativismo e juventude, além do incentivo ao protagonismo das mulheres em projetos comunitários. Aqui, a diversidade de pessoas e ideias é valorizada em prol do fortalecimento ambiental e da equidade social.

Fundo PPP-ECOS

Uma das formas que o ISPN tem para viabilizar essa estratégia é a gestão de um Fundo independente que capta e destina recursos a projetos de organizações comunitárias que atuam pela conservação ambiental por meio do uso sustentável dos recursos naturais, gerando benefícios econômicos e sociais.

Sua atuação está focada nos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, apesar de já ter realizado apoios em outros biomas.

Em mais de 20 anos de atuação, já foram apoiados mais de 900 projetos pelo Brasil

Hoje, a carteira de financiadores do Fundo PPP-ECOS conta com o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Fundo Amazônia/BNDES, Laudes Foundation, União Europeia e Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU).